O centro histórico da cidade, recentemente fechado ao trânsito automóvel, os seus jardins e monumentos e um grande anfiteatro ao ar livre, fazem dela, sem dúvida, um espaço bastante aprazível. Os simpáticos cafés e alguns bares ali situados, ladeados de robustas e exóticas palmeiras, oferecem aos habitantes e turistas momentos de convívio e de lazer. E o que aqui se diz é válido tanto para o dia como para a noite.
Museu Cardina
Sedeado no sítio da Camacha, o Museu Cardina é uma das ofertas culturais mais procuradas por todos aqueles que nos visitam. Este museu etnográfico, inaugurado em 2006, dispõe de um vasto espólio, onde se pode encontrar diferentes tipos de peças e artefactos que retratam o dia-a-dia da população do Porto Santo desde os tempos do povoamento. Os afazeres domésticos, a agricultura, a lavoura, a pesca, os fontanários, os ofícios, de tudo um pouco pode ser visto neste museu, cuja maioria das peças foram concebidas pelo portossantense José Cardina, que é também o proprietário do museu.
Miradouro do Pico do Castelo
Veredas de pedra ladeadas de pinheiros são o único caminho para se chegar ao seu cume, de onde se desfruta de uma vista sobre quase toda a ilha. Quase no cimo deste pico está o busto de Schiappa de Azevedo, o impulsionador da arborização da montanha que até ao primeiro quartel do século XX fora praticamente despida de árvores.
Miradouro da Portela
Miradouro do Pico das Flores
Ponta da Calheta
Fonte de Areia
Ilhéu de Baixo ou da Cal
Pedreira do Pico da Ana Ferreira
Zimbralinho
Quinta das Palmeiras
Passeios a pé
Pico Branco – Terra Chã 4 km de extensão 2 horas |
Moledo - Pico do Castelo 4 km de extensão 2 horas |
Fonte da Areia |
Sem comentários:
Enviar um comentário