Rua João Gonçalves Zarco 25
9400-167 Porto Santo
Telef: 965104618
Email: villapitta@gmail.com



Tour Virtual Villa Pitta

Tour Virtual Villa Pitta
Venha conhecer-nos, click na imagem

A cerca de mim

A Villa Pitta dispõe de 6 apartamentos de tipologia T0 - um quarto com cama de casal, possibilidade de colocação de cama /berço extra, kitchenette e casa de banho com banheira.

Os apartamentos estão equipados com lençóis, cobertores, toalhas de banho, Tv, micro-ondas, electrodomésticos e utensílios de cozinha, necessários à confecção de refeições ligeiras.

Todos os quartos têm acesso independente, através de um pátio com jardim privativo, pensado como espaço extra de descanso e lazer.

A Villa Pitta assegura um serviço de limpeza e arrumação dos apartamentos de modo a permitir-lhe usufruir plenamente do seu tempo de férias.

A localização:

A Villa Pitta está localizada bem no centro da cidade " Vila Baleira",a 200 metros da praia.

Situada numa zona privilegiada da Ilha de Porto Santo, possui excelentes acessos aos serviços de restauração, supermercado, de saúde, espaços públicos e comércio local.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Resenha Histórica

Origem do Nome
A origem do seu nome não é consensual para os estudiosos que se ocupam desta matéria. A este respeito existem duas teorias que, embora diferentes, pouco divergem no que respeita às circunstâncias subjacentes à atribuição do topónimo " Porto Santo": a primeira de carácter mais lendário, enquanto que a segunda se sustenta em registos históricos.

Segundo a primeira, baseada na versão popular e que remonta a 1418, Zarco e seus companheiros, aquando da sua chegada à ilha, ter-lhe-iam dado o nome por gratidão, visto que esta lhes teria oferecido refúgio no decurso de uma terrível tempestade. Já a segunda versão, historicamente argumentada, aponta para a Baixa Idade Média, segundo a qual, uma embarcação teria encontrado porto seguro nesta ilha, depois de uma violenta tormenta. Quer isto dizer que, antes dos portugueses terem iniciado o seu povoamento, em 1418, já esta pequena ilha era denominada de Porto Santo. Tal facto, entre outros documentos de valor histórico, é constatado no chamado Atlas Medicis de cerca de 1370.

Em suma, ambas as teses convergem relativamente ao acontecimento que deu origem ao nome "Porto Santo", distinguindo-se, todavia, na data e origem dos navegantes que encontraram nesta ilha um porto de salvação.

Descobrimento
Se é verdade que este facto está imbuído de algumas incertezas, já o mesmo não se pode dizer em relação à data que marcou a chegada ao Porto Santo dos navegadores portugueses, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira.

Foi em 1418 que ambos aportaram nesta pequena ilha, dando, assim, início a um dos marcos mais gloriosos da História de Portugal, ou seja, a empresa dos descobrimentos ultra - marinos, visto que a chegada a Porto Santo constituiu o primeiro passo para as grandes viagens subsequentes que celebrizaram os portugueses em todo o mundo.

Cristovão Colombo
De entre os factos históricos mais relevantes da ilha, há a destacar a honra de ter sido habitada por Cristóvão Colombo, após o seu casamento com Filipa Moniz, a filha de Bartolomeu Perestrelo. E foi durante esta estadia, numa casa situada no centro da Vila, hoje Casa Museu, que o navegador genovês, na posse de alguns mapas, preparou a viagem que o imortalizou aos olhos do mundo. Estamos a falar, obviamente, da Descoberta da América.

Adversidades
Todavia, não só de bons momentos viveu esta ilha. O seu isolamento e a aridez da sua paisagem foram dois aspectos que muito contribuíram para a criação de enormes dificuldades. O primeiro tornou-o num alvo apetecido para os saques de piratas e corsários, enquanto que o segundo, decorrente de cíclicas estiagens, originou grande esterilidade das terras e consequente escassez na produção de cereais, o que, logicamente, gerou fome e pobreza.

Tais adversidades chegaram a pôr em causa a continuidade dos habitantes na ilha, ideia esta contrariada pelas autoridades régias que, à semelhança de outras ocasiões, em 1713 consideraram o Porto Santo um ponto estratégico que jamais poderia ser tomado pelos muçulmanos.

Actualidade
Actualmente, Porto Santo constitui um só concelho com uma só freguesia. É a mais pequena ilha habitada do Arquipélago da Madeira e mede 11,4 quilómetros de comprido por 6 de largura, cuja superfície é de aproximadamente 42 Km2. Representa, por comparação, 6% da superfície da ilha da Madeira e cerca de 1,9% da população da Região Autónoma da Madeira. É, portanto, uma pequena superfície insular cuja população não ultrapassa os 5000 habitantes.

Doada em 1446 por D. Henrique a Bartolomeu Perestrelo, a Vila Baleira tornou-se concelho em 1835. Em 1996 foi elevada a Cidade do Porto Santo por força do Decreto Legislativo Regional nº 18/96/M, publicado no Diário da República a 6 de Agosto do mesmo ano.

Do site da Câmara Municipal do Porto Santo
http://www.cm-portosanto.com

Sem comentários:

Enviar um comentário